Skip to content

A história da Quinta do Monte Alegre conta-se pelos caminhos arenosos no centro da planície vinhateira de Palmela, onde se encontra situada, na região de vinhos da Península de Setúbal.

SOBRE A QUINTA

UMA HISTÓRIA DE FAMÍLIA

Desde tempos imemoriais que as origens conhecidas da região onde se insere a Quinta do Monte Alegre referem-se à utilização destes terrenos como coutadas da monarquia portuguesa para obtenção de caça e extração de matérias primas para o reino de Portugal. 

A partir do início do séc. XX foram feitas as primeiras plantações de vinha, das quais há registo oficial. Com a aquisição da propriedade por Rodolfo Pereira,  a área de plantação foi sendo gradualmente aumentada pela família Santana Pereira a partir da década de 80, servindo como apoio à produção e comercialização dos vinhos da família na adega Xavier Santana em Palmela, fundada em 1926 por Xavier Santana, a primeira geração de produtores.

A plantação da árvore de Sobreiro ocupa também uma área significativa dos terrenos da Quinta do Monte Alegre até aos dias de hoje. A cortiça de cada sobreiro é extraída de 10 em 10 anos, tendo como destino a indústria transformadora de produtos de cortiça.

"Aqui, decidi investir na concretização de um sonho antigo: produzir vinhos de qualidade genuína que expressem de forma ímpar este terroir excepcional, seguindo o legado de saber e tradição vitivinícola herdados do meu pai Rodolfo Pereira e do meu avô Xavier Santana."

Fernando Santana Pereira
Sócio-GerentE

ENOLOGIA

DE QUALIDADE RECONHECIDA

As capacidades tecnológicas adquiridas com o investimento de Fernando Santana Pereira na Quinta do Monte Alegre, marcam o inicio da produção de uma gama de vinhos multi-varietais de perfil moderno, nascidos e criados exclusivamente nas vinhas e adegas da propriedade em todo o processo de vinificação. 

Em 2004 deu-se início à comercialização dos primeiros vinhos produzidos na quinta com certificação de Denominação de Origem (DO Palmela), introduzidos no mercado com a marca registada “Quinta do Monte Alegre”.


Através de uma permanente evolução tecnológica, e acompanhamento de novas tendências de consumo, a gama de oferta inicial dos vinhos da Quinta do Monte Alegre tem vindo a crescer com a produção de vinhos de assinatura mono-varietal e uma seleção de vinhos de blend multi-varietal certificados com denominação “Reserva”, produzidos a partir de lotes especialmente selecionados por um rigoroso processo qualitativo. Seguidamente, deu-se o inicio da produção de vinhos generosos com certificação “Moscatel de Setúbal D.O.” e “Moscatel Roxo de Setúbal D.O.”


No seu todo, a Quinta do Monte Alegre produz actualmente uma média anual de 700.000 L de vinho e é reconhecidamente detentora de um apreciado portfólio de vinhos que tem conquistado nas duas últimas décadas múltiplas distinções e prémios de relevo em concursos nacionais e internacionais do mundo do vinho, sendo os seus vinhos presença regular em painéis de prova nas publicações da imprensa especializada.

EXPERIÊNCIAS

DA ENOLOGIA AO ENOTURISMO

Com a produção de vinho estabelecida na génese da Quinta do Monte Alegre, a evolução natural tem passado mais recentemente por uma aposta na oferta ao público amante do vinho, através de experiências enoturísticas vividas na origem da produção dos seus vinhos, sempre em contacto directo com a envolvência de um terroir privilegiado por uma beleza e tranquilidade rural única.

No decorrer do ano de 2017 a empresa construiu vários espaços dedicados à realização de eventos e actividade de enoturismo, contígua com a loja de vinho da adega, entre outras infra-estruturas de suporte à actividade comercial da empresa.

No dia 22 de novembro de 2017 inaugurou-se oficialmente a renovada componente de enoturismo da Quinta do Monte Alegre, assinalada com a realização de um brunch onde estiveram presentes várias entidades oficiais do concelho de Palmela e do mundo do vinho, bem como amigos convidados.